A3RA

    Aplicação apresentada na minha tese de mestrado, defendendo que a democratização da realidade virtual e mundos virtuais corroboram com a contrução do conhecimento em sala de aula.


    Os ambientes virtuais apresentam variadas possibilidades na promoção e divulgação da informação, da interação e da aprendizagem, e a realidade aumentada inserida nesse contexto nos trás a oportunidade de visualizar o que normalmente temos dificuldade de ver, manipular e interagir.

    A realidade aumentada (RA) é uma particularização de um conceito mais geral, denominado realidade misturada, que consiste na sobreposição de ambientes reais e virtuais, em tempo real, através de um dispositivo tecnológico. A RA está sendo usada em várias situações e contextos de aplicação, apresentando ao usuário conteúdo multimídia (texto, exibição de imagens 2D ou 3D, áudio) em áreas de interesse como na educação, em necessidades de geo-localização, na medicina e no planejamento urbano  por exemplo.

    No contexto da educação, a RA pode fornecer aos usuários experiências imersivas mediada por tecnologia na qual mundos real e virtual são mesclados. Os avanços da computação portátil abrem novas oportunidades para a RA. A mobilidade oferecida pelos dispositivos alavanca o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e aumenta a interação entre os alunos. Além disso, os dispositivos móveis tornam os sistemas de RA cada vez mais acessíveis. Tais dispositivos incluem a possibilidade de uso de diversos sensores, por exemplo, Sistema de Posicionamento Global (GPS), acelerômetros, giroscópios e câmeras. Ao sobrepor elementos virtuais em dispositivos móveis, os usuários poderiam remotamente manipular e interagir com o real. As tecnologias de RA permitem a aprendizagem ubíqua reforçada por simulações de computador, laboratórios remotos, modelos físicos e 3D ou objetos virtuais.

    Tais tecnologias de RA usadas para fins educacionais ajudam os estudantes a participar de uma exploração autêntica do mundo real usando objetos virtuais, como textos, vídeos, e imagens que são elementos complementares para os alunos conduzirem investigações do mundo real. A experiência da RA envolvem os alunos através da fusão de um mundo real, no contexto, com a simulação digital.

    A RA vai além do que é alcançado pelos ambientes virtuais, porque com a RA pode-se aumentar a paisagem física com o uso de tecnologias digitais possibilitando aos alunos visualizarem o mundo em torno deles, envolvendo-os em novas formas de ver questões realistas em um contexto de conexão que já é comum aos mesmos.

    Considerando o potencial de apoio à aprendizagem que pode ser oferecido pela RA realizamos estudos para o desenvolvimento de um editor de criação de projetos de RA pelo autor, levando o usuário comum, seja ele aprendiz ou o professor, ao status de autor. Dessa forma, este trabalho apresenta o editor autoral que pretende proporcionar ao usuário final, a criação de projetos de RA utilizando tecnologia móvel.

    Neste espaço eu apresento os trabalhos relacionados ao projeto, textos, ferramentas e publicações:

    Protótipo do Sistema Autoral e Cliente de Realidade Aumentada

    Dissertação de Mestrado

    Publicações:

    CINTED 2016