Desenvolvi meu curriculo em forma de jogo!
Um colega de trabalho me sugeriu criar um currículo virtual, e essa ideia evoluiu para um desktop interativo. Já estava com um projeto de teste de URP (Universal Render Pipeline) em andamento e decidi usar essa oportunidade para desenvolver o currículo interativo. Nos últimos anos, sempre que encontro currículos interativos, paro para analisá-los e aprender com a experiência dos colegas de área, embora não os procure ativamente.
Para contar uma história no jogo, usei o design de Point and Click, facilitando a interação do usuário. Se alguém quisesse apenas ver o currículo, poderia encontrá-lo diretamente no monitor do desktop.
Embora eu soubesse o que queria, mudei a abordagem do projeto para focar na produtividade, já que meu tempo para projetos pessoais diminuiu muito. Automatizei processos sempre que possível. Em vez de fazer movimentações e rotações manualmente, utilizei o Itween para movimentações planejadas, deixando as colisões e eventos inesperados para a física do jogo. Para economizar tempo, usei alguns assets da store em vez de modelar tudo do zero.
Também voltei a usar um asset de destruição de objetos em tempo de execução, que havia utilizado no projeto Brutal Chess. Foi divertido criar eventos inesperados, como tiros que quebram objetos de forma surpreendente.
Finalmente, implementei o shader de líquido, algo que sempre quis fazer. A oportunidade de usá-lo para criar o efeito do café balançando foi um grande aprendizado, apesar de o efeito ser rápido e pouco detalhado no desktop.
O mesmo colega que também sugeriu incluir um gato derrubando objetos da mesa (já está virando meu sócio…). Durante minha passagem pela Victory Island Studios, trabalhei em um projeto de passeio virtual com um gato em uma casa de campo, onde comprei um modelo idêntico ao da minha gata Angorá, chamada Hecate. Para o Desktop tive que criar animações do zero para o projeto, incluindo ela sentando, dois idles sentada, e dando patadas. Usei o Unity Animation e tive minha primeira experiência com Animation Rigging, para que mesmo a gata em uma animação em looping, ela preciwsatava olhar para o objeto que ia derrubar.
Configurei o URP e a iluminação com muitos detalhes, mas tive que simplificá-los para funcionar no WebGL, já que meus principais testers estavam acessando a aplicação em navegadores móveis. Isso adicionou um novo requisito: fazer o currículo funcionar bem em navegadores móveis. Ajustei automaticamente a troca de orientação, resolução e frame rate, e desci a qualidade para medium, mas deixei opções para mudança de qualidade.
Tive mais uma vez contato com Addressable, anteriormente no projeto de passeio virtual da casa que pretendo construir, mas desta vez implementei um Addressable Remote, diminuindo significativamente o tamanho da aplicação. Desenvolvi pre-loaders para o download dos recursos remotos.
Por fim, experimentei a nova versão do Unity, a 6, para testar e verificar a performance, que melhorou muito no WebGL.
Não perdi a vontade de incrementar esse projeto com mais itens, mas preciso atuar em outras frentes, então o Desktop será meu “projeto sem fim”, quando tiver outra ideia ou aprender uma outra técnica, é aqui que vou implantar.